9 de novembro de 2015

Dica: Como Atrair Talentos na Área de Atendimento

Vejo muita gente reclamando da dificuldade em participar de processos seletivos. Mas, acredite, empresas também se queixam de que é igualmente difícil atrair talentos quando há uma posição disponível. 


No caso específico do Atendimento, os anúncios costumam destacar uma porção de responsabilidades e habiliades necessárias ao cargo. E daí? Daí é que fica claro que não se estabelece um diálogo, que fala-se muito em interação e faz-se o velho "eu digo, você ouve". 


A verdade é que os anúncios de recrutamento e seleção acabam sendo mais do mesmo, muito descritivos e nada motivadores. Como atrair talentos assim, gente? O resultado é que os currículos enviados acabam sendo também completamente pasteurizados. Nem o recrutador consegue perceber bem se o candidato é o mais adequado ( e pode descartar um excelente Atendimento) e nem o pretendente consegue saber se ali encontrará o emprego dos seus sonhos (e, consequentemente, pode desistir de enviar o CV). 


Por isso me chamou atenção há alguns anos a forma como a Haines, da Nova Zelândia, fez o recrutamento de talentos para a sua própria área de Atendimento. Bom, a Haines entende do assunto, pois ela mesma é uma agência especializada em recrutamento e seleção para o mercado publicitário. 

Pois bem, em vez de dizer o que quer das pessoas, disse o que tem para oferecer. E fez isso em forma de um e-recruitment, isto é, um vídeo de recrutamento apresentando o testemunhal das próprias pessoas que já trabalham no Atendimento da empresa. O material foi editado de forma a apresentar as 10 razões pelas quais você iria querer trabalhar como Atendimento da Haines:  Os Clientes / A Diversidade / O Conhecimento Profissional / O Treinamento / O Ritmo / As Pessoas / As Pequenas Coisas / A Atmosfera / A Localização / A Oportunidade. 

Confira aqui.

2 comentários:

Renan Almeida disse...

Excelente texto, Kátia! E uma coisa legal é que o vídeo é de 2007, quase 9 anos atrás. E muita gente ainda não entendeu isso. Fora que o vídeo conta com uma super produção, e hoje um vídeo desse pode ser feito por qualquer smartphone! Conteúdo show!

Katia Viola disse...

Isso! Valeu, Renan.